segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Receção aos alunos do 1º ano

Os alunos do 1º ano deslocaram-se à nossa biblioteca e assistiram à apresentação de uma história sobre a importância da amizade.
Desenharam os seus melhores amigos.
A professora Joana Pereira apresentou-lhes uma história sobre  o outono. Fizeram um desenho com colagem de folhas secas.
Os trabalhos ficaram muito engraçados!





Receção aos alunos

Na primeira semana de aulas os alunos do 5º ano fizeram uma visita à nossa biblioteca.
Ficaram a conhecer as várias zonas  da biblioteca. A seguir ouviram a história de Malala.
Foi muito emocionante!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Regresso às aulas

A equipa da Biblioteca escolar deseja a toda a comunidade escolar um Bom ano letivo
                                                           2017/2018.









quinta-feira, 4 de maio de 2017

Declamação de Poesia em vários espaços



O professor António Montemor e os alunos do 9º ano deslocaram-se ao Centro Social de Amareleja e às salas do 1º ciclo da EB de Amareleja, para a declamação de poesias. 

Dia Mundial da Poesia

Celebramos, no dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia, na biblioteca escolar.
     Declamaram poesias os alunos do 9º ano, acompanhados à guitarra pelo   Professor António Montemor, a Professora Joana Pereira, a Professora Ana Maria Pica e alguns elementos do Grupo de Teatro União Safarense.  

     Os alunos do 9º ano declamaram poesias de Fernando Pessoa e do poeta popular António Pereira. A Professora Joana Pereira declamou poesias da poetisa Cláudia Pereira, sua filha, a Professora Ana Maria Pica cantou canções cuja letra e música são da autoria de seu pai, o poeta António Pica ,e   o Grupo de teatro também declamou poesias do Senhor António Pica.

 Foi uma atividade muito interessante!




sexta-feira, 21 de abril de 2017

Desfile de Carnaval






workshop de máscaras de Carnaval

A equipa da biblioteca organizou um workshop de máscaras de Canaval para os alunos do 1º ciclo.

Foi espetacular, os alunos adoraram.


Dia do Namorados

Os alunos do 2º ciclo deslocaram-se à biblioteca para realizarem um jogo denominado " Jogo da ternura com erros à mistura". Era um jogo de tabuleiro em que as peças de cada jogador eram corações.Quem conseguisse chegar em primeiro lugar ao final do jogo ganhava. Entretanto tinha de corrigir os erros ortográficos apresentados em cartas com versos de amor.








Projeto de Requalificação

O nosso projeto de requalificação foi aprovado para os anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017.
Adquirimos fundo documental, mobiliário e dispositivos móveis.
Desenvolvemos várias atividades neste projeto.




Workshop de postais de Natal

A equipa da nossa biblioteca promoveu um workshop de postais de Natal para os alunos do 1º ciclo.
Participaram nesta atividade duas turmas, 42 alunos.
Os alunos realizaram a atividade com satisfação e os postais ficaram muito giros.


Feira do Livro

Decorreu, de 5 a 16 de dezembro, a Feira do Livro, na nossa biblioteca.
Foi  visitada por todos os alunos e alguns Encarregados de Educação.
Esta iniciativa foi bastante interessante pois permitiu o contacto dos nossos alunos com uma grande
variedade de livros.




















Dia Internacional dos Direitos da Criança



Comemorou-se no nosso Agrupamento, no dia 20 de novembro, o Dia Internacional dos Direitos da Criança.
Os alunos do Jardim de Infância e os pais elaboraram um trabalho que consistia na ilustração de um Direito.
Os trabalhos ficaram muito interessantes e mais uma vez se realizou uma atividade em articulação com as famílias.

Estão de parabéns!


terça-feira, 8 de novembro de 2016

HALLOWEEN

Comemorou-se o dia de Halloween na nossa escola. 
Os diversos espaços foram decorados com construções alusivas à data e realizou-se , no dia 31 de outubro, um desfile de máscaras.
 O  alunos adoraram estas atividades. A nossa escola ficou muito bonita.







BIBLIOPAPER

BIBLIOPAPER

       Realizou-se, no final do mês de outubro e no início de setembro, uma atividade no nosso Agrupamento denominada Bibliopaper. Consistiu na execução de diversas tarefas:  exploração do espaço das bibliotecas, consulta no dicionário,  procura dos elementos paratextuais num livro,ordenação de frases, entre outras.   
       Esta atividade realizou-se na escola sede com os alunos do 4º e 6º anos, e nas escolas de Safara, Póvoa de S. Miguel e Santo Aleixo da Restauração, com os alunos de 3º e 4º anos.
     Todos os alunos participaram com bastante entusiasmo, e receberam um certificado e um crachá.

                                                     Foi bastante divertido!

                                                       






segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Visite a nossa Biblioteca

A Biblioteca da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Amareleja , na sequência da  sua requalificação, adquiriu algum mobiliário, 12 tablets ,  um computador portátil e bastante fundo documental. Consideramos este projeto uma mais valia para o desenvolvimento de atividades com os nossos alunos, a fim de desenvolverem  as competências desejadas.

Venha visitar-nos!



Atividades de Início do Ano Letivo

      Ao iniciar as actividades do ano letivo de 2016/2017, na primeira semana de aulas, a professora bibliotecária recebeu os alunos do 1º ciclo, na biblioteca da escola sede, dando-lhes a conhecer os diversos espaços e as suas funcionalidades. Apresentou-lhes a história tradicional “ Ali Babá e os 40 ladrões”. Após a leitura, e para a sua exploração, foi utilizado o jogo “Verdade ou Consequência”.
    Esta actividade também foi dinamizada nas Escolas Básicas de Póvoa de S. Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração.

     Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e gostaram de participar no jogo. O resultado foi muito satisfatório.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Início do ano ano letivo 2016/2017

A equipa da Biblioteca escolar deseja à comunidade educativa  um BOM ANO LETIVO. 



sexta-feira, 22 de julho de 2016

ACRÓSTICO

Carnaval!
A melhor altura .
Rir e divertir
No dia há diversão com fartura
Alegria e felicidade
Vem com o Carnaval
As máscaras usamos
Loucura, um pouco não faz mal!


        Trabalho elaborado por : Domingos Lucas   4º A
  

                          

Carnaval é divertidíssimo.
As estudantinas a dançar.
Rir à gargalhada.
Nada nos pode parar.
As pessoas dançam e cantam.
Vemos máscaras engraçadas.
Andamos pelas ruas a fazer,
loucuras e palhaçadas.

                          Trabalho elaborado por: Lara Ramos  4º A

DIA DE S. MARTINHO


Celebrámos o Dia de S. Martinho na nossa biblioteca com a apresentação de duas peças de teatro feitas pelos alunos do 3º A e 4º A.

Esperemos que gostem!