Decorreu, durante o mês de Janeiro a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, na nossa escola. Participaram todos os alunos na prova escrita e transitaram à prova oral 3 de cada ano.
Os alunos mostraram-se muito interessados revelando preparação para a segunda parte da prova.
terça-feira, 17 de julho de 2018
Feira do livro
Decorreu, de 4 a 15 de dezembro, a
Feira do Livro da EB de Amareleja. Teve como objetivos: promover o contacto dos
alunos com uma grande variedade de livros, renovação do fundo documental da
biblioteca e a aquisição de livros pela comunidade educativa. Todos os alunos
do Pré- escolar, 1º e 2º ciclos visitaram a feira.
Apresentação do Livro: A Certeza da luz
Foi um bom
momento vivenciado por todos os amantes da escrita e Lançamento do livro “A CERTEZA DA LUZ”
de ANTÓNIO AGOSTINHO CAMPANIÇOA escola secundária de Moura e a E.B.I.de Amareleja, promoveram no dia 11
de dezembro, na escola de Amareleja, o lançamento do livro “ A CERTEZA DA LUZ”
de António Agostinho Campaniço. Essa ação foi o desfecho de um trabalho
colaborativo realizado entre as duas escolas e estruturado pelas suas
bibliotecas escolares. O autor do livro, natural de Amareleja, esteve presente
e sensibilizou-se com os resultados do trabalho realizado pelos professores e
alunos das duas escolas, os quais foram expostos em vários locais centrais da
E.B.I de Amareleja. Os objetivos delineados foram alcançados: promover o
contacto dos alunos com a poesia de um autor local e explorar a sensibilidade
dos alunos para a interpretação emocional dessa poesia, estimulando parcerias
entre as duas bibliotecas. Outras ações decorrentes desta atividade terão
lugar, nas duas escolas, na “semana da leitura” que se realizará durante o 2º
período.
PARA
ALÉM DO INFINITO
Não há noites iguais
Nem dias parecidos.
Por isso os nossos olhos
Em cada Aurora
Veem mais para além do infinito
E assim se lhes juntar
O grito da vontade
Na força das veias
Do corpo que sobe
De cabeça erguida
Por cima dos píncaros
Desta vontade
Feita força e razão.
Amanhã soltaremos
As amarras do ontem.
E partiremos
Pelos abertos espaços
Do nosso próprio dia.
SOMBRA
Murcham as flores
Á minha passagem.
Não tenho amores
Nem gosto da paisagem
Emurcheci demasiado cedo
Vinte e cinco anos, anos de medo.
Ah viçosa adolescência
Tão pura, tão inocência.
Lá longe quedei - me à sombra
Frondosa e estimulante
De uma árvore verdejante
Ficou a sombra mais sombria
Por começar a sentir o que eu sentia.
Quedo, e mergulhado no pensamento
Penso que gostava de ser o vento
Que ninguém me visse
Só me sentisse e me sorrisse
Levando comigo essa frescura
Acariciando sempre e com ternura
E dando alento
Amor de vento eu seria
Só poesia
Por vales e esmos
terça-feira, 20 de março de 2018
A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias
Como comemoração do Mês Internacional da Biblioteca
Escolar, e usando o mote “A
tua biblioteca escolar: um mapa de ideias” como tema
aglutinador, a BE convidou os alunos a participar escolhendo uma das seguintes
palavras (ou outras relacionadas com a missão da biblioteca) e
escrevendo/ilustrando uma ideia associada à mesma.
Visita à Biblioteca
No âmbito do mês das bibliotecas escolares, decorreu durante o mês de outubro formação de utilizadores para os alunos do 3º, 4º e 5º anos. Identificaram as várias zonas da biblioteca e ficaram a saber como procurar um livro nas estantes.
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Concurso Literário Urbano Tavares Rodrigues- 2017
Poemas vencedores do Concurso de 2017.
Fui Natureza
Fui pássaro a voar
Árvore a abanar
Água mais pura
Perdida no teu olhar.
Fui bichinho sincero
Caminhando sem parar…
Fui tudo
Mas não fui nada
Fui apenas um brinquedo
Nas mãos da Mãe-Natureza!...
Gabriela
Gala 7º C
A Natureza
A Natureza é um sussurro,
Tão leve, tão profundo
Que ficamos pendurados no mundo.
A riqueza dos rios,
A harmonia dos pássaros,
Deixa-nos sem comentários.
A solidão,
Leva-nos a abusar dos pensamentos,
Que nos tocam no coração
A relembrar bons momentos.
A Natureza vale mais do que uma
multidão
Os frutos da Natureza tornam-se os
nossos alimentos
E o amor da Natureza é uma certidão.
O som das cascatas tão relaxante,
Como as cores das flores
Ofuscantes
Como os nossos amores.
A Natureza é uma árvore gigante
Cheia de ramos,
Muito confiante.
Mariana
Rosa 7º C
A minha
natureza és tu
Tanto tempo juntos,
Tanto tempo separados
Os dias passam,
E eu sem te ter ao meu lado…
As flores crescendo,
O vento cantando…
Eu aqui descontente,
Não sei qual o espanto!!
As borboletas que vias,
Tu sempre dizias:
Olha a minha menina
Ali vai uma nova vida.
Eu ainda me lembro,
Das nuvens que via contigo…
Da natureza que nos rodeava
Como se nunca houvesse castigo.
Avô, meu querido amigo,
Para ti deve ser um castigo…
Estar tão longe de Portugal, do teu lar querido.
Lembro-me sempre de ti,
Todos os dias são lágrimas derramadas.
Mas não te preocupes comigo
Eu sempre estarei à espera da tua chegada.
Carina Barão 8º B
Subscrever:
Mensagens (Atom)








