Os alunos selecionados na 1ª fase deslocaram-se a Moura a fim de realizarem a 2ª fase. O Concurso realizou-se no dia 23 de abril. na Escola profissional de Moura.
Todos os participantes íam muito bm preparados e tiveram boas prestações. A aluna Marta Fernandes, do 3º ciclo ficou apurada para a fase intermunicipal. Ficámos muito contentes.
terça-feira, 17 de julho de 2018
Visita do Jerónimo Stilton
Recebemos no dia 8 de janeiro na
nossa escola a visita do Gerónimo Stilton. Esta atividade foi promovida pela
Editorial Presença e consistiu na ida às escolas desta personagem muito querida
dos leitores. Além do contacto com o Gerónimo os alunos presentes, do 1º ciclo
do EB, ficaram a conhecer os novos livros editados. Os alunos interessados
procederam à aquisição de livros. Seguiu-se uma sessão de autógrafos e foi
oferecido a cada aluno uma bolsa para lápis com o nome do personagem.
Os alunos mostraram muito interesse
por esta atividade.
Semana da Leitura: Painel sobre a importância da leitura
Os alunos o 3º ciclo, em colaboração com a professora Sandra Rafael elaboraram um painel onde escreverm frases sobre a importância da leitura.
Os alunos participaram com muito entusiasmo.
Os alunos participaram com muito entusiasmo.
Semana da Leitura: História em várias línguas
Esta atividade decorreu em articulação com a biblioteca da Escola Básica de Barrancos. Consistiu na leitura da história "Os três porquinhos" em Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Alemão.
Os alunos ouviram a história e tiveram que identicar algumas palavras nas diferenes línguas. Também foram cantadas canções em Francês, Espanhol, Português e Inglês.
Esta atividade foi planificada e executada em articulação com o Departamento de Línguas da EB de Amareleja.
Os alunos ouviram a história e tiveram que identicar algumas palavras nas diferenes línguas. Também foram cantadas canções em Francês, Espanhol, Português e Inglês.
Esta atividade foi planificada e executada em articulação com o Departamento de Línguas da EB de Amareleja.
Semana da Leitura: Ilustração de obras
Esta atividade destinou-se aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do primeiro ciclo. Os alunos ilustraram as histórias de alguns livros que estavam a ler. Foi muito interessante!
Semana da Leitura. Hora do Conto
A Educadora Joana Pereira leu uma história para todos os alunos do 1º ciclo e crianças do pré- escolar. A história "O monstro das cores" apela ao reconhecimento das emoções. Os alunos depois de ouvirem a sua leitura tentam identificar as suas próprias emoções .
Semana da leitura: É hora de LER !
No dia 9 de março, das onze horas e quinze minutos às onze horas e trinta minutos, todos os elementos da escola, professores, alunos , assistentes operacionais, admnistrativos e técnicos leram um texto ou ouviram ler. O início foi marcado por um pequeno toque da campainha da escola. Estas leituras tiveram como tema Lendas e Contos Tradiconais Portugueses.
Semana da Leitura - Xui estamos a ler
Esta atividade desenvolveu-se nas aulas de Apoio ao estudo , no 2º ciclo, e de português, no 3º ciclo.
Destinámos um tempo de 45 minutos para a leitura. Todos os alunos da turma leram e também os professores. Ficaram bastante motivados e requisitaram os livros para terminarem a leitura em casa.
Valeu a pena!
Destinámos um tempo de 45 minutos para a leitura. Todos os alunos da turma leram e também os professores. Ficaram bastante motivados e requisitaram os livros para terminarem a leitura em casa.
Valeu a pena!
Semana da Leitura- Dieta da Leitura
Nesta atividade alunos de todos os níveis de ensino enfeitaram os panos de tabueiro do refeitório com frases alusivas à leitura e foram colocados nessa semana. Os alunos adoraram a atividade e até comeram com mais apetite.
Semana da Leitura
Celebrámos na nossa escola a Semana da Leitura. Realizámos diversas atividades associadas à leitura com todos os elementos da comunidades educativa.
Hora do Conto
A Educadora Joana Pereira, da equipa da biblioteca escolar , contou a história " A lagartinha comilona " para as crianças do pré- escolar e alunos do 1º e 2º anos. A sua exploração foi oral para as crianças do jardim de infância e os alunos do 1º ciclo realizaram fichas de trabalho.
Foi uma atividade muito interessante! Estão todos de parabéns!
Foi uma atividade muito interessante! Estão todos de parabéns!
1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura
Decorreu, durante o mês de Janeiro a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, na nossa escola. Participaram todos os alunos na prova escrita e transitaram à prova oral 3 de cada ano.
Os alunos mostraram-se muito interessados revelando preparação para a segunda parte da prova.
Os alunos mostraram-se muito interessados revelando preparação para a segunda parte da prova.
Feira do livro
Decorreu, de 4 a 15 de dezembro, a
Feira do Livro da EB de Amareleja. Teve como objetivos: promover o contacto dos
alunos com uma grande variedade de livros, renovação do fundo documental da
biblioteca e a aquisição de livros pela comunidade educativa. Todos os alunos
do Pré- escolar, 1º e 2º ciclos visitaram a feira.
Apresentação do Livro: A Certeza da luz
Foi um bom
momento vivenciado por todos os amantes da escrita e Lançamento do livro “A CERTEZA DA LUZ”
de ANTÓNIO AGOSTINHO CAMPANIÇOA escola secundária de Moura e a E.B.I.de Amareleja, promoveram no dia 11
de dezembro, na escola de Amareleja, o lançamento do livro “ A CERTEZA DA LUZ”
de António Agostinho Campaniço. Essa ação foi o desfecho de um trabalho
colaborativo realizado entre as duas escolas e estruturado pelas suas
bibliotecas escolares. O autor do livro, natural de Amareleja, esteve presente
e sensibilizou-se com os resultados do trabalho realizado pelos professores e
alunos das duas escolas, os quais foram expostos em vários locais centrais da
E.B.I de Amareleja. Os objetivos delineados foram alcançados: promover o
contacto dos alunos com a poesia de um autor local e explorar a sensibilidade
dos alunos para a interpretação emocional dessa poesia, estimulando parcerias
entre as duas bibliotecas. Outras ações decorrentes desta atividade terão
lugar, nas duas escolas, na “semana da leitura” que se realizará durante o 2º
período.
PARA
ALÉM DO INFINITO
Não há noites iguais
Nem dias parecidos.
Por isso os nossos olhos
Em cada Aurora
Veem mais para além do infinito
E assim se lhes juntar
O grito da vontade
Na força das veias
Do corpo que sobe
De cabeça erguida
Por cima dos píncaros
Desta vontade
Feita força e razão.
Amanhã soltaremos
As amarras do ontem.
E partiremos
Pelos abertos espaços
Do nosso próprio dia.
SOMBRA
Murcham as flores
Á minha passagem.
Não tenho amores
Nem gosto da paisagem
Emurcheci demasiado cedo
Vinte e cinco anos, anos de medo.
Ah viçosa adolescência
Tão pura, tão inocência.
Lá longe quedei - me à sombra
Frondosa e estimulante
De uma árvore verdejante
Ficou a sombra mais sombria
Por começar a sentir o que eu sentia.
Quedo, e mergulhado no pensamento
Penso que gostava de ser o vento
Que ninguém me visse
Só me sentisse e me sorrisse
Levando comigo essa frescura
Acariciando sempre e com ternura
E dando alento
Amor de vento eu seria
Só poesia
Por vales e esmos
terça-feira, 20 de março de 2018
A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias
Como comemoração do Mês Internacional da Biblioteca
Escolar, e usando o mote “A
tua biblioteca escolar: um mapa de ideias” como tema
aglutinador, a BE convidou os alunos a participar escolhendo uma das seguintes
palavras (ou outras relacionadas com a missão da biblioteca) e
escrevendo/ilustrando uma ideia associada à mesma.
Visita à Biblioteca
No âmbito do mês das bibliotecas escolares, decorreu durante o mês de outubro formação de utilizadores para os alunos do 3º, 4º e 5º anos. Identificaram as várias zonas da biblioteca e ficaram a saber como procurar um livro nas estantes.
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
Concurso Literário Urbano Tavares Rodrigues- 2017
Poemas vencedores do Concurso de 2017.
Fui Natureza
Fui pássaro a voar
Árvore a abanar
Água mais pura
Perdida no teu olhar.
Fui bichinho sincero
Caminhando sem parar…
Fui tudo
Mas não fui nada
Fui apenas um brinquedo
Nas mãos da Mãe-Natureza!...
Gabriela
Gala 7º C
A Natureza
A Natureza é um sussurro,
Tão leve, tão profundo
Que ficamos pendurados no mundo.
A riqueza dos rios,
A harmonia dos pássaros,
Deixa-nos sem comentários.
A solidão,
Leva-nos a abusar dos pensamentos,
Que nos tocam no coração
A relembrar bons momentos.
A Natureza vale mais do que uma
multidão
Os frutos da Natureza tornam-se os
nossos alimentos
E o amor da Natureza é uma certidão.
O som das cascatas tão relaxante,
Como as cores das flores
Ofuscantes
Como os nossos amores.
A Natureza é uma árvore gigante
Cheia de ramos,
Muito confiante.
Mariana
Rosa 7º C
A minha
natureza és tu
Tanto tempo juntos,
Tanto tempo separados
Os dias passam,
E eu sem te ter ao meu lado…
As flores crescendo,
O vento cantando…
Eu aqui descontente,
Não sei qual o espanto!!
As borboletas que vias,
Tu sempre dizias:
Olha a minha menina
Ali vai uma nova vida.
Eu ainda me lembro,
Das nuvens que via contigo…
Da natureza que nos rodeava
Como se nunca houvesse castigo.
Avô, meu querido amigo,
Para ti deve ser um castigo…
Estar tão longe de Portugal, do teu lar querido.
Lembro-me sempre de ti,
Todos os dias são lágrimas derramadas.
Mas não te preocupes comigo
Eu sempre estarei à espera da tua chegada.
Carina Barão 8º B
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)







































