O dia de S. Martinho comemorou -se na nossa escola. A biblioteca também colaborou nessa atividade onde os alunos ouviram a lenda e construiram uma castanha em cartolina.
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Receção aos alunos
Decorreu, durante o mês de setembro, a receção aos alunos.Participaram os alunos do 1º e 2º ciclos.
Visitaram os vários espaços e ficaram a conhecer as regras de funcionamento da biblioteca.
Ouviram uma história sobre a importância da escola e da amizade. De seguida realizaram várias atividades propostas.
Foi uma atividade muito interessante!
segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Mensagem do Plano Nacional de Leitura 2027
Aos Leitores
Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para
quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o
gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro
outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias,
outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir... E essa
descoberta, intimamente ligada à preservação da capacidade de espanto que
caracteriza a infância, terá sempre alimentado a vontade de continuar a ler.
Por prazer, não por obrigação.
Não é muito diferente do que acontece com
outras atividades que preenchem o nosso quotidiano, como comer ou fazer
exercício físico. Comer pode ser um prazer, para quem desde cedo aprendeu a
distinguir o sabor dos alimentos; fazer exercício físico também pode ser um
prazer, para quem cresceu a fazer cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a
correr atrás dos amigos. É certo que todas estas atividades, sendo à partida
naturais, implicam depois uma decisão e uma prática. No caso da leitura, essa
decisão e essa prática dependem, muitas vezes, de quem nos rodeia: das
famílias, dos amigos, dos professores... Se quem nos rodeia tiver a capacidade
de nos contaminar com boas leituras, leituras que alimentem a nossa curiosidade
e estimulem a nossa imaginação, de certeza que cresceremos leitores.
É também esse o momento em que se torna
fundamental o papel do Plano Nacional de Leitura, fornecendo coordenadas para
que a leitura se torne um prazer, isto é, sugerindo livros capazes de
entusiasmar não apenas os que já são leitores, como aqueles que ainda não são.
Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem, sobretudo em viagens por
territórios desconhecidos, e pode ser usado para orientar leitores de todas as
gerações. Assim como para dar pistas para que as famílias e os professores
saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e até entre si.
Essa troca — de professores com alunos,
de famílias com professores, de pais com filhos — é essencial para formar
leitores e para, no meio das dezenas de livros que são diariamente publicados
em Portugal, distinguir os melhores. Só deste modo será possível criar uma rede
em que os livros, escolhidos por especialistas, possam circular pelas mãos dos
leitores, os que já o são e os que se tornarão. A leitura implica essa prática.
E essa conquista.
Com os melhores
cumprimentos,
(Teresa Calçada, Comissária do Plano
Nacional de Leitura 2027)
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
terça-feira, 17 de julho de 2018
Concurso : Os 3 + certos
Realizou-se ao longo do ano o concurso " Os 3+ certos. Este concurso destinava-se aos alunos de todos os ciclos. Consistiu na resposta a uma pergunta de cultura geral. Os alunos poderiam utilizar todos os recursos que têm ao seu dispôr na biblioteca para respoderem à questão.
Este concurso teve uma elevada adesão. Os alunos de todos os ciclos participaram com entusiasmo.
Este concurso teve uma elevada adesão. Os alunos de todos os ciclos participaram com entusiasmo.
Concurso Nacional de Leitura- Fase Nacional
Realezou-se, no dia 10 de junho a fase nacional do CNL. A aluna Marta Fernandes, acompanhada pela encarregada de educação e por duas professoras da equipa de bilioteca, deslocou-se no dia 10 de junho a Pombal. Apesar de não ter ficado nos 5 primeiros lugares , a aluna está de parabéns pelo trabalho realizado. Ficámos todos muito satisfeitos com a sua prestação.
Muitos parabéns Marta!
Muitos parabéns Marta!
Subscrever:
Mensagens (Atom)








